I CONFERÊNCIA DOS IDOSOS

#Gestão Pública | 27 de Março de 2019

A Prefeitura Municipal de Venha-Ver, através do Conselho Municipal do Idoso (CMI) juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta última Terça-feira (26), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. A Conferência Municipal enfatizou os 4 eixos principais, sendo eles:

1º EIXO: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.
2º EIXO: Educação Assegurando Direitos e Emancipação Humana.
3º EIXO: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
4º EIXO: Os Conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“Envelhecer é um direito, mas nem sempre o idoso vive a sua melhor idade. Estamos aqui para definir prioridades e para buscar a garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou o Secretário de Assistência Social, Gleriston Marcos. O momento contou com a presença de autoridades públicas locais, estudantes da turma de Pedagogia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), e a expressiva participação da população da terceira idade, como também do Secretário de Assistência Social Lindon Jonson de Coronel João Pessoa/RN. A principal característica, é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população idosa.