Licitações

Ver todas

Os editais, os resultados e os contratos das licitações realizadas pelo município

PREGÃO ELETRÔNICO 01/2024

Ver

Contratação de empresa para futura aquisição de jogos e brinquedos pedagógicos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município do Venha-Ver/RN.

Ver

PREGÃO ELETRÔNICO 15/2023

Ver

Registro de preço para futura aquisição de itens de informática e contratação dos serviços de manutenção de computadores e impressoras, conforme especificações

Ver

FREITAS CRUZ LTDA - ME

Ver

FREITAS CRUZ LTDA - ME

Ver

Secretarias

Ver todas

Órgãos responsáveis por planejar, executar e avaliar as políticas públicas em Venha-Ver

Eventos

Ver todas

Agenda das atividades culturais, sociais, esportivas e religiosas que acontecem na cidade

Instagram

Seguir

Um espaço onde você pode acompanhar as fotos e os vídeos
que mostram as paisagens, as pessoas, as tradições e os eventos da cidade

 
Estátua de Frei Damião
Encante-se por nosso belo município

A comunidade de Venha-Ver foi originada por duas famílias: uma de judeus e outra de holandeses. Uma explicação para a origem do termo “Venha-Ver” é contada pelos mais antigos. Dentre elas, a mais falada e mais conhecida por patriarcas se refere a um namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de “Venha-Ver”.

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços de cultura judaica (praticada inconscientemente pela população, que descende principalmente de cristãos novos), e é descrita como uma provável fusão da forma verbal “vem” (forma conjugada da terceira pessoa do singular do presente do indicativo da forma verbal vir, em língua portuguesa) com o termo hebraico “chaver” (que se pronuncia ráver), cujo significado é amigo, companheiro. Ao longo do tempo, Venha-Ver foi sobressaindo entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional. Algum tempo depois, o povoado passaria a se chamar "Venha-Ver", experimentando um crescimento gradativo por causa da força de sua população. Em 12 de agosto de 1963, a lei estadual 2 903 elevado o povoado à categoria de distrito, com a denominação "Padre Cosme", pertencente ao município de São Miguel. Finalmente, em 26 de junho de 1992, o distrito de Padre Cosme ganhou autonomia política, através da lei estadual nº 6 302, desmembrando-se do município de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Venha-Ver. A instalação oficial do novo município ocorreu em 1997.

 

Gentílico Venha-verense

População 4.121

Emancipação 1992

DDD 84

CEP 59925-000

Prefeito Cleiton Jácome

Clima Tropical

Altitude 639 metros

Território 71,621 km²